AV Comunicação | “A meia é a mensagem”, por Olavo Soares
Anterior
Fechar
Próximo

“A meia é a mensagem”, por Olavo Soares

14 de agosto de 2017

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, esteve por um fio de perder o seu mandato essa semana. O parlamento do seu país votou – pela oitava vez – um pedido de afastamento contra o mandatário, acusado de corrupção, e faltou pouco para que a solicitação avançasse. A margem da vitória foi tão pequena que oposicionistas chegaram a celebrar o placar, dizendo que a situação mostra como a população sul-africana rejeita a gestão de Zuma.

A voz mais incisiva contra Zuma foi, como de costume, a de Mmusi Maimane, o líder do principal partido de oposição. Maimane é um virtual candidato à presidência e desponta como um político jovial e carismático. Uma prova de seu perfil que busca ser diferente veio com o visual que ele adotou para o dia da votação de Zuma: debaixo do formal terno e gravata, Maimane usou… meias com o desenho da bandeira da África do Sul.

É inevitável fazer um paralelo entre outro político que usou meias para se destacar. Sim, ele mesmo, Justin Trudeau, o primeiro-ministro canadense, recentemente citado neste blog. Em um encontro oficial com o primeiro-ministro da Irlanda, Trudeau caprichou nas meias com personagens de Star Wars – não à toa, o traje foi usado no dia 4 de maio, uma espécie de feriado para os fãs da saga interplanetária. Tanto Trudeau quanto Maimane divulgaram fotos de suas meias “temáticas” nos seus perfis oficiais do Twitter.

As semelhanças entre Maimane e Trudeau, cabe registrar, ficam apenas no campo estético. Embora ambos sejam jovens e carismáticos, ocupam espectros diferentes no campo político – o canadense tem viés progressista, enquanto o sul-africano poderia ser qualificado como alguém de direita. De todo modo, os dois se unem, ainda que involuntariamente, para mostrar que as chances de aparecer e gerar um conteúdo podem estar aos pés – literalmente – de qualquer um.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...