AV Comunicação | Com o Hora do Enem, plataforma de estudos online já é realidade entre estudantes da rede pública
Anterior
Fechar
Próximo

Com o Hora do Enem, plataforma de estudos online já é realidade entre estudantes da rede pública

9 de setembro de 2016

Brasília (DF) – Cada vez mais alunos da rede pública de ensino têm sido beneficiados com o ensino a distância. Uma ferramenta que possibilita esse processo é plataforma de estudos Hora do Enem, desenvolvida pela Geekie Games. De iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Hora do Enem reúne videoaulas, exercícios comentados e simulados que ajudam os estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Os alunos do último ano do ensino médio também têm acesso a um plano de estudos personalizado, basta fazer a inscrição no site www.geekiegames.com.br.

Uma das funcionalidades mais procuradas pelos alunos são os simulados gratuitos, abertos a todos os interessados. A terceira edição da prova, elaborada nos mesmos moldes do Enem, teve início no último sábado e poderá ser acessada até às 20 horas deste domingo (11). São 80 questões – sendo que 75% delas são inéditas – que podem ser resolvidas em até quatro horas, por computador, telefone ou tablet. Nas duas edições anteriores do simulado, mais de 1 milhão de provas foram realizadas.

O estudante Arthur Rocha, de Contagem (MG), tem 18 anos, já participou dos dois últimos simulados e pretende fazer a terceira prova também. Sem condições financeiras de arcar com os custos de um curso preparatório para o Enem, o aluno da rede pública mineira contou que após a indicação de alguns colegas, resolveu fazer o simulado e passou a usar a plataforma para estudar em casa.

“Gosto muito porque a gente cria uma rotina de estudos. A gente que não tem condição de sair de casa para estudar, não tem condição de pagar um cursinho, agora tem uma rotina para estudar em casa. Acho que as escolas tinham que incentivar mais o uso desses aplicativos, para todos os alunos conhecerem. Tem matérias aqui que você não entende muito bem na escola, mas você vê os exercícios e explicações por aqui e esclarece as dúvidas”, afirmou.

O uso do Hora do Enem na preparação de estudantes para o exame tem sido incentivado por Secretarias de Educação de todo o país. Para a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Educação da Bahia, Tereza Farias, os gestores escolares precisam compreender a importância da plataforma na formação dos alunos, potencializando o tempo de estudo fora do período de aula nas escolas.

Para isso, foi realizada, no último dia 29, uma videoconferência entre gestores, professores e coordenadores pedagógicos de 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) da Bahia, que avaliaram os resultados obtidos pelos estudantes do estado nos dois primeiros simulados do Hora do Enem. “Apresentamos todas as ferramentas que estão integradas ao programa, buscando criar estratégias para mobilizar ainda mais os estudantes”, disse Tereza.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso (Seduc-MT) também tem estimulado os mais de 12 mil estudantes da rede pública do estado a utilizarem a plataforma. A ação ocorre de forma descentralizada, por meio das Assessorias Pedagógicas nos municípios. Em Rondonópolis, por exemplo, foram disponibilizados laboratórios de informática para que os estudantes que não possuem computadores em casa possam realizar os simulados. “Conversamos com os gestores das escolas e com alunos concluintes, de maneira que os jovens entendam a importância desse instrumento de estudo”, destacou o assessor pedagógico Rogério Antônio Penso, em entrevista ao portal da Seduc-MT.

Já no Espírito Santo, o projeto SEDU [email protected] tem potencializado o aprendizado dos alunos com a introdução de tecnologias educacionais, entre elas a utilização da plataforma Hora do Enem. Também foi organizada uma agenda com todos os Superintendentes Regionais do estado, com o objetivo de ampliar o engajamento de gestores e estudantes no uso do programa.

Serviço – Terceiro simulado da Hora do Enem

A prova pode ser feita até domingo (11), a partir de 20 horas

Inscrições feitas em www.geekiegames.com.br, na aba Simulados

Participação gratuita e aberta a todos os interessados

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...