AV Comunicação | Cool como o chefe, por Olavo Soares
Anterior
Fechar
Próximo

Cool como o chefe, por Olavo Soares

19 de julho de 2017

Você pode gostar ou não de Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, mas não pode negar o fato de que ele é um político diferente, bem diferente, dos habituais. Trudeau é jovem, bonitão, tem na inclusão de minorias a principal de suas pautas e capricha – muito! – nos gestos marqueteiros. Já dançou e tirou a camisa em público, frequenta a Parada Gay local e não tem vergonha de mostrar a sua tatuagem, entre outros feitos.

Com todo esse perfil, a atuação na internet de seu partido, o Liberal, não poderia ser diferente. A página do partido tem até um design convencional, mas se distingue no conteúdo. A biografia de Trudeau exposta no site fala sobre o currículo, o início na política e as plataformas do candidato, mas também sobre… o modo como ele e a esposa, Sophie, se conheceram. Com direito a frases como “quando nosso primeiro encontro caminhava para o fim, eu tive uma forte sensação de que Sophie seria a última mulher com quem eu teria um encontro”.

E a postagem mais recente do site é algo que também raramente esperamos encontrar na página de um partido político. Trata-se da lista “150 coisas do Canadá para amar”, que poderia figurar em páginas humorísticas como o Buzzfeed. A relação contempla coisas sérias, como o nome de figuras históricas do país e conquistas sociais canadenses; traços culturais, como pratos típicos e artistas de sucesso; e, claro, tributos à marquetagem de Trudeau, como referência às meias engraçadinhas que o primeiro-ministro utiliza vez ou outra.

A internet está repleta de casos de empresas ou personalidades que tentam inovar demais e quebram a cara. Ser “engraçadinho” é uma das armadilhas em que mais se cai. Mas, indiscutivelmente, não é disso que se fala no caso de Trudeau e a posição de seu partido na internet. O que se vê, nesse caso, é uma comunicação sintonizada entre o chefe e a instituição.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...