AV Comunicação | Debate online gratuito expõe ferramentas para análise de desempenho escolar
Anterior
Fechar
Próximo

Debate online gratuito expõe ferramentas para análise de desempenho escolar

11 de outubro de 2016

A época é de preparação do planejamento pedagógico 2017. Pensando nisso, o Geekie Games promove, na quinta-feira (13), um debate online sobre como a análise do desempenho escolar de 2016 pode direcionar ações e reflexões que impactem no planejamento do ano seguinte. Com caráter prático, o debate também irá apresentar como os relatórios do Hora do Enem, iniciativa gratuita do Ministério da Educação, podem ser utilizados por gestores e professores de todo Brasil como um mecanismo para melhorar o planejamento escolar, aprimorando a forma como os alunos aprendem.

Durante o bate-papo, que acontecerá a partir das 18h30, será discutido o valor da avaliação no processo de aprendizado dos estudantes e como as escolas públicas do Espírito Santo têm se beneficiado dos relatórios de desempenho do Hora do Enem, com ótimos resultados para os seus alunos. Participam do debate a Diretora de Avaliação do Geekie Games, Camila Karino, e a técnica em pedagogia responsável por coordenar as ações relacionadas ao Enem na gerência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Espírito Santo, Débora Maranhão. O bate-papo é gratuito e online. Para participar, basta preencher um formulário no site http://materiais.geekie.com.br/debate-dados-na-educacao-publica. Além de poderem tirar dúvidas ao vivo, os inscritos também receberão uma gravação do debate por email.

Outro estado que vem se destacado pela utilização pedagógica das avaliações externas é a Bahia. A diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação do estado, Edileuza Neris, ressalta que o uso pedagógico das avaliações externas é parte das políticas de Educação Básica da Secretaria da Educação. “O resultado das avaliações externas nos permite uma maior e melhor intervenção em sala de aula já que o professor passa a conhecer melhor o nível de aprendizagem dos seus estudantes. Desse modo, o processo educativo acontece de forma consistente, a partir de ações que façam com que a escola possa cumprir o seu papel de produção de conhecimentos que melhor atenda à comunidade”, destacou.

Para Camila Karino, a prática de análise de desempenho possibilita um maior embasamento para um plano pedagógico que irá beneficiar a escola como um todo: “O que acontece muitas vezes no meio educacional é que a avaliação nem sempre chega à área pedagógica. Isso é triste, porque a avaliação não se concretiza. Você aplica uma prova, tem o resultado dessa prova, tem um julgamento de valor, mas não chega a ter uma ação pedagógica efetivamente. Hoje em dia, com relatórios intuitivos e disponíveis gratuitamente já é possível começar a modificar essa realidade”, destacou.

Simulado pré Enem
O Geekie Games é o desenvolvedor do simulado Hora do Enem, iniciativa do Ministério da Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI). A prova está em sua quarta edição, que pode ser feita até domingo (16). Nas três primeiras, mais de 1,5 milhão de avaliações foram realizadas. Professores e gestores de escolas, além de incentivarem a participação de seus alunos, também podem acompanhar o desempenho dos estudantes no simulado da Hora do Enem por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). Mais de 25 mil escolas já engajaram seus alunos nos simulados e tiveram acesso aos relatórios.

Plataforma

Além do simulado gratuito, a plataforma Hora do Enem disponibiliza exercícios, videoaulas e um plano de estudos personalizado para estudantes do último ano do ensino médio. Os estudantes que quiserem testar seus conhecimentos e realizar a prova precisam apenas fazer o cadastro no site www.geekiegames.com.br. A participação é aberta a todos os interessados.

Informações para a imprensa

AV Comunicação

(61) 4042-1145 / 99867-5994 / 99666-2329

[email protected]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...