AV Comunicação | “Do piquenique à grande conferência, as oposições pelo mundo se viram” por Olavo Soares
Anterior
Fechar
Próximo

“Do piquenique à grande conferência, as oposições pelo mundo se viram” por Olavo Soares

6 de setembro de 2017

Estar na oposição nunca é cômodo. Se por um lado ser ‘pedra’ em vez de ‘vidraça’ possibilita um discurso fácil, não deter a caneta e não contar com pouca mídia espontânea são fatores que tendem a reduzir a visibilidade das lideranças políticas, e por consequência o apoio de que elas dispõem.

A criatividade, então, se torna uma arma fundamental.

É o que têm feito alguns partidos políticos pelo mundo. Na Itália, por exemplo, o Movimento 5 Stelle – “diferentão” desde sua concepção – vai fazer uma grande convenção à beira-mar na cidade turística de Rimini, entre 22 e 24 de dezembro. Os militantes discutirão políticas públicas, afinarão o discurso e… naquilo que é a grande atração, conhecerão o candidato do grupo a primeiro-ministro. Sim, “conhecerão” – o nome foi definido após votação pela internet mas será anunciado apenas no tal evento. Suspense faz parte de um bom marketing, de acordo?

(como não poderia deixar de ser, o “Doe!” é tão presente quanto o “Participe!” na comunicação do partido sobre o evento. Os políticos europeus não têm pudor de pedir micro-doações – no que estão mais do que certos!)

Já o tradicional Partido Trabalhista da Inglaterra realiza, também no fim de setembro, sua conferência anual, na cidade de Brighton. O encontro terá uma programação com mais de 400 “eventos paralelos” e será precedido pela convenção das mulheres do partido. No seu site, os Trabalhistas não apenas anunciam o evento como passam informações sobre hospedagem, acesso e até mesmo creche.

Por fim, destaca-se a atuação do Partido Democrata em Kendall County, no estado americano de Illinois. Em ação que integra o que os democratas chamam de “verão da resistência” – mobilização pesada contra Donald Trump -, os partidários na cidade farão um piquenique no próximo dia 9. Tudo anunciado no site do próprio partido, que também traz endereço do encontro e os caminhos para inscrição.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...