AV Comunicação | Mais de 400 mil estudantes de todo o Brasil participaram do terceiro simulado do Hora do Enem
Anterior
Fechar
Próximo

Mais de 400 mil estudantes de todo o Brasil participaram do terceiro simulado do Hora do Enem

20 de setembro de 2016

A terceira edição do simulado do Hora do Enem, aplicado entre os dias 3 e 11 de setembro, reuniu 400.929 estudantes de todos os estados do Brasil. Alunos de 23 mil escolas, entre públicas e privadas, fizeram a prova, que foi elaborada aos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes puderam fazer o simulado por computador, smartphone ou tablet, e 75% das questões da avaliação foram inéditas. O simulado é desenvolvido pelo Geekie Games, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). O acesso aos simulados foi feito pelo site http://geekiegames.com.br.

 

Com os números da terceira edição, a Hora do Enem chegou a cerca de 1,5 milhões de avaliações feitas. Os simulados anteriores foram entre abril e maio e entre junho e julho.

 

O estado com o melhor desempenho nesse terceiro simulado foi o Rio de Janeiro. Os 11.494 estudantes fluminenses que participaram da prova alcançaram uma média de 526 pontos. O segundo lugar ficou para Minas Gerais, onde 16.883 alunos conseguiram uma nota média de 523 pontos. Em terceiro lugar está o Espírito Santo, seguido por Piauí e Rio Grande do Norte. A média nacional foi de 507 pontos.

 

Quanto ao percentual de acerto das questões, a maior parte dos estudantes foi bem em matérias como Geografia, Filosofia e Biologia. Já as áreas de maior dificuldade foram Matemática, Física e História.

 

Os alunos puderam saber, de imediato, sua nota e se esse desempenho foi suficiente para aprovação na universidade e no curso que escolheram. E quem realizou o simulado por meio do aplicativo do Geekie Games, disponível para download em smartphones Android na Play Store, pôde ainda ver sua nota em um ranking que a comparou com os estudantes que fizeram uma escolha semelhante. Em todos os simulados é adotada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que cada item é pré-testado e calibrado seguindo a régua de avaliação do Enem. Por isso, o simulado passa uma estimativa precisa sobre como seria o desempenho do aluno no exame real.

 

Os professores e gestores de escolas ainda podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/).

 

O sistema

Além dos simulados, o sistema Hora do Enem disponibiliza de forma gratuita aos estudantes do último ano do ensino médio uma plataforma de estudos que reúne videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado. O sistema é atualmente utilizado por 1,1 milhão de estudantes concluintes, número que representa 50% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. Entre o público geral, a Hora do Enem tem 4 milhões de usuários – o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016.

 

Os alunos interessados devem cadastrar no site horadoenem.mec.gov.br.

 

A partir do dia 9 de outubro, a quarta e última etapa do simulado estará disponível para os estudantes. O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...