AV Comunicação | Minas Gerais teve o segundo melhor desempenho do Brasil na Hora do Enem
Anterior
Fechar
Próximo

Minas Gerais teve o segundo melhor desempenho do Brasil na Hora do Enem

Os estudantes de Minas Gerais alcançaram o segundo lugar no ranking nacional da terceira edição da Hora do Enem, simulado promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e desenvolvido pelo Geekie Games. Os mineiros somaram 523 pontos na prova aplicada no início de setembro, superando a média nacional em 16 pontos. Os estudantes do estado estiveram acima da média do país em todas as matérias exigidas no exame. A quarta e última edição do simulado será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro.

No estado, cerca de 17 mil estudantes utilizaram a Hora do Enem como forma de testar conhecimentos e se preparar para o exame oficial. As instituições de ensino mineiras também alcançaram posição de destaque, com mais de 2.517 escolas cadastradas.

O coordenador pedagógico do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, Olavo Campos, destaca a importância da realização dos simulados antes da prova definitiva.

“Às vezes, eles [alunos] cometem erros muito básicos nos simulados. E aí já são alertados e eles mesmo percebem para não cometer no dia da prova. Por isso, achamos muito importante essa iniciativa. Tanto do Ministério [da Educação], quanto das empresas que estão fazendo isso. Elas ajudam bastante. A tecnologia é um excelente auxiliar da aprendizagem”, afirmou.

Para os alunos do último ano do ensino médio, a Hora do Enem oferece, além dos simulados, uma plataforma gratuita com exercícios e um plano de estudos personalizado. Olavo Campos afirma que esse método ajuda a melhorar o rendimento dos estudantes.

“É o ideal. O aluno estudar aquilo que ele gosta e desenvolver habilidades. Se ele quiser mudar, se ele quiser trocar, ele estará pronto. Eu costumo dizer o seguinte: educação é artesanato. Não adianta eu dar um bloco de coisas para todos os alunos, porque o entendimento, o rendimento, a motivação é completamente diferente”, disse.

O quarto simulado Hora do Enem será o mais completo entre os que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. Para tornar a experiência dos estudantes ainda mais próxima da que encontrarão no fim de semana da prova oficial do Enem, a recomendação é que o simulado seja realizado em dois dias, como, por exemplo, 8 e 9 de outubro.

A novidade da quarta edição do Hora do Enem é que os alunos poderão, de imediato, conferir seu desempenho com um ranking montado entre os alunos que buscam a mesma instituição de ensino e o mesmo curso. Além disso, há ainda a possibilidade de comparar a nota obtida com a nota de corte da universidade e do curso de preferência. A funcionalidade está disponível no aplicativo da Geekie Games e pela web, no site do simulado. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. O estudante deve realizar um cadastro no site www.geekiegames.com.br e iniciar o exame na aba de simulados.

Plataforma de estudos
Em todo o Brasil, a plataforma é utilizada por 1,1 milhão de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Esse número equivale 50% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. A Hora do Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Geekie Games.

Os gestores das escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.

Informações para a imprensa
AV Comunicação
(61) 4042-1145 / 99867-5994 / 99666-2329
[email protected]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...