AV Comunicação | “Os democratas pedem: monitorem Trump”, por Olavo Soares
Anterior
Fechar
Próximo

“Os democratas pedem: monitorem Trump”, por Olavo Soares

13 de dezembro de 2016

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA ainda não foi digerida por muita gente – entre eles, naturalmente, os membros do Partido Democrata. Uma plataforma digital criada pelos democratas pretende ser, ao longo do mandato de Trump, um mecanismo para canalizar essa indignação e, mais do que isso, transformá-la em ações práticas.

Trata-se do “Hold Trump Accountable“, algo como “Acompanhe a prestação de contas de Trump”, em tradução livre. O site – vinculado à página principal do Partido Democrata – é composto basicamente de três grandes subdivisões. Uma remete a um blog denominado “Get the facts” (“obtenha os fatos”), atualizado com vigor desde já e que pretende esmiuçar as decisões de Trump. Esse blog está na plataforma Medium, cada vez mais procurada por produtores de notícias. As outras subdivisões são a “Share your thoughts” (“Compartilhe seus pensamentos”), que possibilita ao usuário somar frases de ordem contra Trump e transformá-las num banner para uso em redes sociais e, por fim, o onipresente “Donate” (“Doe”), inevitável em praticamente todas as páginas políticas (exceto as brasileiras).

Um dos elementos que mais chama a atenção no “Hold Trump Accountable” é a simplicidade da página. Não contém muitos efeitos visuais, o conteúdo é pequeno (o mais consistente foi para o blog) e, por isso, carrega rápido e está perfeitamente adaptado para dispositivos móveis. Além disso, permite a fácil integração com as redes sociais.

Em tempos em que cada vez mais fica claro que a internet é formada por bolhas – em que os usuários navegam principalmente entre conteúdos e ‘fatos’ que os agradem – investir em uma página rápida e social parece um caminho positivo para manter aguerrida uma militância que se consolidou durante o processo eleitoral.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...