AV Comunicação | “Please Re-elect Gerald”: aula de bom humor e mensagem política, por Olavo Soares
Anterior
Fechar
Próximo

“Please Re-elect Gerald”: aula de bom humor e mensagem política, por Olavo Soares

21 de fevereiro de 2017
O candidato Gerald Daugherty precisava se destacar nas duras eleições para o comissariado do Condado de Travis, em Texas (EUA). Sua campanha, então, optou por um anúncio engraçado, inovador e ao mesmo tempo convincente. Protagonizada pela esposa de Gerald, a campanha revela que o candidato é um baita chato que só pensa no trabalho, e que não tem nenhum passatempo. Vejam:

O anúncio mostra Gerald lavando louças, roupas e preparando churrasco; em todos os momentos, ele fala sobre seus planos e ações para o condado, para interlocutores não tão interessados no tema.  Com isso, a campanha conseguiu passar, de modo engraçado, tanto as propostas de Gerald quanto uma imagem positiva, de um político obstinado pelo bem-estar da comunidade. E o anúncio é fechado com chave de ouro: em um apelo dramático, Charlyn, a esposa, implora para que os eleitores votem em seu marido.
Cabe dizer que a propaganda não foi só daquelas engraçadinhas, que sempre vemos nas eleições e que quase nunca trazem resultados. Gerald Daugherty venceu a disputa. E o anúncio foi eleito o mais original do ano no tradicional Reed Awards, prêmio entregue pela revista Campaigns & Elections.
Além da honraria do Reed, o anúncio foi celebrado também por outras publicações: um artigo do Washington Post o chamou de “a campanha que precisamos” e um texto da Forbes diz que Daugherty “nos ensina a fazer campanhas políticas” com o vídeo.
Rir de si mesmo é algo que tem aparecido com frequência na publicidade nacional – campanhas com Rubens Barrichello e Ricardo Macchi, entre outros casos, volta e meia aparecem por aí. No entanto, é um grande desafio fazer isso sem que a brincadeira evolua para uma depreciação negativa para a marca. O anúncio de Daughrty conseguiu fazer isso com qualidade. Merece ser transformado em uma inspiração.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...