AV Comunicação | Resultados da Hora do Enem na Bahia são apresentados a gestores da rede estadual de ensino
Anterior
Fechar
Próximo

Resultados da Hora do Enem na Bahia são apresentados a gestores da rede estadual de ensino

Salvador (BA) – A segunda edição do simulado Hora do Enem, promovido pelo Ministério da Educação entre junho e julho, contou com a participação de 7.776 estudantes na Bahia e a nota média dos alunos do estado foi de 533, nível semelhante ao nacional. Os dados foram apresentados pelo Geekie Games nesta segunda-feira (29) aos gestores da rede estadual de ensino, em parceria com Secretaria Estadual de Educação (SEC), que realizou videoconferência sobre o tema. O encontro foi realizado em Salvador e teve transmissão simultânea para 27 pontos de núcleos regionais de educação do estado, em cidades como Senhor do Bonfim, Caetité, Feira de Santana, Barreiras, Jequié, Serrinha, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Seabra.

A coordenadora da Assessoria Pedagógica do Geekie Games, Rita André, citou que houve uma melhoria na nota dos estudantes baianos entre o primeiro e o segundo simulado – o índice foi de 520 para 533 pontos. Porém, Rita lembrou que o número de participantes diminuiu entre as provas. “Para que o resultado seja mais preciso e para o próprio governo ter dados e indicadores mais precisos para a tomada de decisões pedagógicas e realmente o aluno se preparar mais, é essencial que eles façam a terceira edição do simulado, que será realizada entre 3 e 11 de setembro”, explicou Rita.

Segundo ela, a Hora do Enem é mais uma oportunidade, além da sala de aula, de os estudantes se qualificarem para conseguirem uma boa nota no Enem e ingressarem no ensino superior. “Além disso, a plataforma é aberta aos professores. Os resultados podem ser analisados por estado ou por escola. Todo conteúdo é de livre acesso, os professores podem usar vídeos durante as aulas para poder potencializar esse aprendizado, indicar para o aluno esses índices, acompanhar o desempenho deles”, disse a coordenadora.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio da SEC, Tereza Farias, o evento foi fundamental para ampliar a participação e também o desempenho dos estudantes estaduais do último ano do ensino médio na terceira edição do simulado. “A Hora do Enem contempla uma série de oportunidades e facilidades para ampliar o tempo de estudo fora da escola. Por isso, fizemos essa conferência com o Geekie Games, para apresentar aos gestores escolares que essa ferramenta existe e que pode ajudar muito os estudantes para potencializar os estudos e melhorar o desempenho na terceira edição do simulado e, posteriormente, no Enem”, explicou.

Tereza disse ainda que a videoconferência foi a segunda etapa de um ciclo que se iniciou com um encontro em 12 de agosto, direcionado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual. “Realizamos uma específica para estudantes da rede e hoje o público-alvo foram gestores dessas escolas, para aprenderem acessar o sistema, pegar o resultado, criar estratégias para mobilizar seus alunos para ampliar a participação na hora do Enem”, ressaltou.

Para o vice-diretor da escola Odorico Tavares, Marcelo Fernandes, o que mais chamou a atenção é a facilidade de acesso à plataforma, que pode ser feita tanto pelo computador como pelo celular. “A pessoa que vai fazer [o Enem] e tem uma deficiência maior em determinada disciplina, pode se empenhar mais. Os vídeos podem ser assistidos várias vezes. A ferramenta auxilia o professor e pode até melhorar a aula”, disse.

Terceira edição

A terceira edição do simulado Hora do Enem será realizada entre 3 de setembro, às 8 horas, até 11 de setembro, às 20 horas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Para acessar o simulado, os estudantes devem fazer um cadastro simples em www.geekiegames.com.br e ir à aba “Simulados”. A prova poderá ser feita tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O simulado é elaborado seguindo o mesmo formato de avaliação do Enem, e estrutura similar, reproduzindo a experiência de prova. Serão 80 questões, que deverão ser concluídas em até 4 horas seguidas.

Para acessarem o relatório com os resultados da Hora do Enem, os gestores de escolas públicas devem acessar o site www.pddeinterativo.mec.gov.br, inserir as informações de login e senha em “Acesso ao sistema” e, em seguida, clicar no banner da Hora do Enem que estará disponível na página.

Informações para a imprensa
AV Comunicação
(61) 4042-1145 / 99867-5994 / 99666-2329
[email protected]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Aguarde...